Ex-Palmeiras e Grêmio, Arce vê evolução no futebol saudita com invasão estrangeira
11/10/2018 20:40 Fonte Globo Esporte

Após chegar perto de levar a seleção paraguaia para a Copa do Mundo da Rússia, o paraguaio Francisco Arce vive uma nova fase da carreira de treinador na Arábia Saudita. O ex-lateral-direito de Palmeiras e Grêmio assumiu o comando do Club Ohod, da cidade de Medina, neste ano e comentou os recentes investimentos no futebol saudita, espécie de novo eldorado do futebol mundial – onde a seleção brasileira realiza os amistosos da Data-Fifa de outubro (contra a equipe da casa, nesta sexta, e a Argentina, na próxima terça).

- Tudo tem um processo e um tempo para dar qualidade. O que melhora o futebol não é só contratação de grandes jogadores e aumentar o número de estrangeiros. Não somente bons treinadores, de distintas escolas. Isso vai ajudar no futuro, mas também é muito útil a capacitação dos profissionais locais. Eles entenderem a logística e organização na parte gerencial para poder agregar situações de crescimento nessa parte e nesse aspecto de organização para o próprio campeonato e para o futebol árabe continuar melhorando para seguir competitivo.

Leia mais notícias da cobertura de seleção brasileira

Entre os dias 1 de junho e 23 de agosto, os sauditas foram um verdadeiro "furacão" no futebol brasileiro, levando treinador e jogadores, em quantidade e qualidade. De acordo com o site "Transfermarkt", especializado em transferências, ao todo foram 18 profissionais (16 jogadores e um treinador) que trocaram clubes do país por equipes da Arábia.

Com experiência no futebol paraguaio, Arce foi incluído nessa leva há três meses. Ele é um dos sete sul-americanos a dirigir uma das 16 equipes da primeira divisão. Outros oito são europeus.

- É a nossa primeira experiência no plano internacional. Terminamos escolhendo um país bem diferente, com uma cultura bem distinta para vir trabalhar. A comissão toda está junta e fica mais fácil. Já temos mais meses de estadia e o trabalho está sendo muito bom. O campeonato é muito competitivo e tem um investimento muito forte para trazer jogadores e treinadores de qualidade.

Com duas Copas no currículo (1998 e 2002), Arce teve duas experiências à frente da seleção de seu país, a primeira entre 2011 e 2012 e a segundo na reta final das eliminatórias para a Copa de 2018 (quando o Paraguai deu adeus ao sonho na última rodada, ao tropeçar na eliminada Venezuela).

- Ficamos na última rodada, sem a classificação. Já estávamos sabendo que teria a troca por alguém com nome de peso para poder trabalhar a seleção depois dessa seleção. Não é fácil achar logo de início um treinador com o Paraguai fora da Copa do Mundo.

Veja as informações da seleção brasileira para a partida contra a Arábia Saudita:

Local: estádio King Saud University, em Riade Data e horário: sexta-feira, às 15h (de Brasília)Escalação: Ederson, Fabinho, Marquinhos, Pablo e Alex Sandro; Casemiro; Fred, Renato Augusto, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite Reservas: Alisson, Phelipe, Danilo, Militão, Miranda, Filipe Luís, Walace, Arthur, Malcom, Lucas Moura, Richarlison e Firmino Arbitragem: Danny Makkelie, auxiliado por Mario Diks e Hessel Steegstra. No VAR: Jochem Kamphuis (todos da Holanda) Transmissão: TV Globo (narração de Galvão Bueno, comentários de Júnior, Casagrande e Arnaldo Cézar Coelho, reportagens de Tino Marcos, Mauro Naves e Marcos Uchôa), SporTV (narração de Gustavo Villani, comentários de Muricy Ramalho e Paulo César Vasconcellos) e GloboEsporte.com Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 14h

Notícias relacionadas
Com sequência dura e alerta ligado, Vasco torce por rivais contra o Z-4 18/11/2018 10:00 Cruz-Maltino tem pela frente São Paulo e Palmeiras em casa e Ceará fora, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Se Flamengo e Fluminense vencerem neste domingo, situação não piora(...) Vasco,Chapecoense,São Paulo,Corinthians,Fluminense,Grêmio,Palmeiras Fonte: Globo Esporte
Recuperado, Everton engata sequência e faz o São Paulo sonhar com evolução na reta final 18/11/2018 09:00 Meia-atacante tem participação direta em 14 gols do Tricolor na temporada; neste domingo, contra o Cruzeiro, ele chegará a três jogos seguidos pela primeira vez no returno(...) São Paulo,Corinthians,Grêmio Fonte: Globo Esporte
Time que mais empata, São Paulo tenta findar jejum no Morumbi - Gazeta Esportiva 18/11/2018 08:09 O São Paulo é o time que mais empata no Campeonato Brasileiro. Após 34 rodadas disputadas, a equipe tricolor nem ganhou nem perdeu em 14 oportunidades. A última delas ocorreu na quinta-feira, quando (...) São Paulo,Grêmio,Flamengo,Internacional,Fluminense,Atlético-PR,Santos,Palmeiras,Bahia,América-MG Fonte: Gazeta Esportiva
Comentários